Aniversário da Escola

Assunto: Geral  |   Publicado em: 25/04/2023 às 15:02   |   Imprimir

O Processo de Educação nunca foi uma tarefa fácil.

A Educação se faz sobretudo com histórias de vida, inserindo no contexto escolar a doçura, o carisma, a coerência, o compromisso, a serenidade e a afetividade.

Há 35 anos ….

A Secretaria Municipal de Educação de Horizontina, preocupada com a necessidade de novas escolas, realizou uma pesquisa, partindo da realidade local, que atendesse as necessidades de crianças com idade escolar de 1ª a 3ª série. Decidiram então criar uma escola democrática que valorizasse a vida cultural e social dos alunos e que preparasse para a vida partindo da sua realidade, foi criada a Escola Municipal de 1º Grau Incompleto.

Em fevereiro de 1988, foi transportado um prédio de madeira procedente da Escola Municipal Rui Ramos de Lajeado Seco, Município de Horizontina com destino à Doutor Maurício Cardoso, mais precisamente no Bairro Progresso, em terreno alugado, cuja inauguração foi dia 04 de março de 1988.

A partir de 1989 foi autorizado o funcionamento pelo Conselho Estadual de Educação, com a denominação de Escola Municipal de 1º Grau Incompleto no Bairro Progresso, no Município de Doutor Maurício Cardoso atendendo alunos do Pré-escola até a 4ª série do 1º Grau.

Em 1990, a lei Municipal alterou sua denominação para a Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Professor Otalísio Hartemink. No dia 28 de setembro de 1991 deu-se a inauguração do atual prédio de alvenaria da referida Escola.

Com a desativação das escolas municipais do interior de Doutor Maurício Cardoso os alunos passaram a frequentar a Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Professor Otalísio Hartemink, que ficava na sede da cidade. O prédio foi ampliado e em 1999 a escola passou a se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink.

Em novembro de 2004 é instituído o logotipo como símbolo da Escola Municipal, com as seguintes representações:

SOL – inspiração, luz que guia rumo ao saber

MAPA MUNDI – visão ampla do mundo globalizado

EDUCANDOS – Em busca do conhecimento

LIVRO – ponte para o saber e construção do conhecimento

Mais tarde, em 2012, através do Decreto Municipal nº 2109/2012 de 11 de maio de 2012, a então Escola Municipal Educação Infantil “Criança Feliz” passa a ser parte integrante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink.

A evolução da Escola municipal é visivelmente notória, são inúmeras atividades que são proporcionadas aos alunos. Nos últimos anos os alunos foram destaques em várias modalidades do ensino como: Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, Olimpíada Brasileira de Astronomia, no JERGS, em Festivais de canção entre outros.

Os alunos também recebem atendimento de psicóloga, da assistente social, nutricionista e dentista, proporcionando aos alunos uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Hoje, a escola municipal é a única no município que atende desde a educação infantil até o ensino fundamental, contando com um espaço amplo e moderno, o qual atende 566 alunos, conta com 38 professores e 29 funcionários.

A Administração Pública Municipal preocupada com a qualidade de Ensino, investe constantemente recursos nas adequações e inovações necessárias, a fim de proporcionar um ambiente acolhedor e apropriado para atender a comunidade escolar com eficácia e segurança.