Educação Infantil

  • Publicado em: 15/03/2017 às 16:09   |   Imprimir

   A Educação Infantil tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento infantil, considerando os conhecimentos e valores culturais que as crianças têm e, progressivamente, garantir a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, solidariedade, criatividade, responsabilidade e a formação do autoconceito positivo, contribuindo para a formação da cidadania, uma vez que, a Educação Infantil é um direito das crianças desde o nascimento terem acesso aos processos de apropriação, renovação e articulação de saberes e conhecimentos, como requisitos para a formação humana, para a participação social e para a cidadania.
     Nesta etapa de Ensino, ao mesmo tempo em que as crianças participam de relações sociais e de cuidados pessoais, elas constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio, uma vez que o contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo ampliam o modo de a criança perceber a si e ao outro, levando-a a não assumir preconceitos, garantindo o diálogo, a valorização da sua identidade, o reconhecimento e o respeitos às diferenças que nos constituem como seres humanos.
     Considerando as formas pelas quais bebês e crianças aprendem e constroem significações sobre si, os outros e o mundo social e natural e as exigências fundamentais da vida contemporânea e a inserção da Educação Infantil no sistema educacional, alguns direitos de aprendizagem devem ser garantidos, pois conforme vivem suas primeiras experiências de cuidado pessoal e outras práticas sociais recíprocas, constroem percepções e perguntas sobre si, diferenciando-se e, simultaneamente identificando-se com os demais a partir de alguns direitos elencados a seguir:
     Conviver democraticamente com outras crianças e adultos, com eles se relacionar e partilhar distintas situações, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação a natureza, a cultura e as diferenças entre as pessoas;
     Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, adultos e crianças, ampliando e diversificando as culturas infantis, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais;
     Participar ativamente, junto aos adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola, como da realização das atividades da vida cotidiana: da escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando;
     Explorar movimentos, gestos, sons, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, no contexto urbano e do campo, espaços e tempos da instituição, interagindo com diferentes grupos e ampliando seus saberes, linguagens e conhecimentos;
     Expressar, como sujeito criativo e sensível, com diferentes linguagens, sensações corporais, necessidades, opiniões, sentimentos e desejos, pedidos de ajuda, narrativas, registros de conhecimentos elaborados a partir de diferentes experiências, envolvendo tanto a produção de linguagens quanto a fruição das artes em todas as suas manifestações;
     Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações e brincadeiras vivenciadas na instituição de Educação Infantil.
     Para atender a esses direitos, devem ser propostos e organizados contextos favoráveis à significação e à apropriação da cultura pelas crianças, por meio de interações no espaço coletivo, e da produção de narrativas, individuais e coletivas, a partir de diferentes linguagens.