• Publicado em: 15/03/2017 às 15:51   |   Imprimir

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os/as estudantes estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento, que repercutem em suas relações com o mundo e com os outros. A afirmação de sua identidade em relação ao coletivo no qual se inserem repercute em novas formas de exercício da cidadania e de comprometimento com esse coletivo, pelo reconhecimento de suas potencialidades e pelo acolhimento e valorização das diferenças.
     A noção de campos de experiência, que organiza o trabalho proposto para a Educação Infantil, ganha no Ensino Fundamental, novos contornos, uma vez que este se organiza em áreas do conhecimento, agrupando componentes curriculares. Tal organização, decorrente da progressiva sistematização das experiências vividas na etapa anterior, permite que os/as estudantes desenvolvam novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de lê-lo, de formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
     Em continuidade às experiências que organizam o trabalho na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças desenvolvem a oralidade/sinalização e os processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabético ortográfica e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos, as formas de representação do tempo e do espaço. Nessa etapa, os/as estudantes se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas.
     Assim, a progressão do conhecimento, ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, dá-se a partir da consolidação das aprendizagens anteriores, da ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural dos/as estudantes, considerando seus interesses e expectativas, mas também o que ainda precisam aprender.
     Ampliam-se a autonomia intelectual e os interesses pela vida social, o que possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente, propiciando uma participação critica no mundo, por meio de práticas escolares que problematizem e produzam explicações, análises, interpretações, formas de ação e de intervenção social.
     Nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, é importante que o/a estudante tenha amplas oportunidades para a apropriação do sistema de escrita alfabética, que se dá articulada ao seu envolvimento com a leitura e a produção de textos em todos os componentes curriculares. A alfabetização e o letramento devem se dar, portanto, em um contexto interdisciplinar, sendo compromisso de todas as áreas e seus componentes. Ainda nesses três primeiros anos, os sujeitos aperfeiçoam seus sistemas de localização e a capacidade de descrição do espaço e do tempo, o que é complementado pelas experiências com as diferentes grandezas que os cercam, com o pensamento numérico e com as ideias de previsibilidade, tendência, singularidade e incerteza, uma vez que, os alunos apresentam maior capacidade de abstração em relação aos anos iniciais, assim como maior capacidade de acessar diferentes fontes de informação.