Estágio de Nutrição

Assunto: Geral  |   Publicado em: 26/04/2018 às 09:39   |   Imprimir

No período de março a abril de 2018, a acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria, Shannon Zamberlan realizou seu estágio curricular em Nutrição Social no Setor de Alimentação da Secretaria de Educação do município de Doutor Maurício Cardoso. Com a supervisão e auxílio da nutricionista Aline Telka, e orientação da Profa Greisse Leal, a estagiária realizou a avaliação nutricional dos alunos da Educação Infantil (pré-escola de 4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1ª a 9ª série) do município de Doutor Maurício Cardoso.

Com os dados coletados, foi avaliado o perfil nutricional dos alunos da escola. De 469 alunos matriculados, foi possível avaliar 431 alunos, destes, 261 apresentam-se em estado nutricional adequado para a idade. Entretanto, 170 alunos mostram-se com algum tipo de alteração no peso, estas alterações são classificadas em: magreza acentuada (1 aluno), magreza (8 alunos), sobrepeso (92 alunos), obesidade (52 alunos) e obesidade grave (17). O que prevalece é o sobrepeso, com 21 %, seguido de obesidade, sendo 12 % dos alunos com este diagnóstico nutricional e por último, obesidade grave, com 4 % dos alunos.

Os números revelam que 37 % dos alunos avaliados necessitam de algum tipo de intervenção nutricional por conta do excesso de peso. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. C, crianças e adolescentes obesos correm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes mais cedo. Estudos indicam que, se as taxas de obesidade continuarem crescendo no ritmo atual, o número de indivíduos com problemas cardiovasculares aumentará em 30% em 15 anos.

Em virtude disso, é de extrema importância que seja feita alguma atividade de educação nutricional com os alunos, portanto, algumas atividades foram realizadas, visando informar e conscientizar os alunos quanto ao consumo consciente dos alimentos, de maneira saudável e equilibrada. Os resultados da avaliação foram entregues para todos os alunos para informar os mesmos e seus pais sobre seu estado nutricional. O setor de nutrição estará à disposição para esclarecimentos.

Dentre as atividades realizadas esteve a verificação dos alimentos trazidos de lanche para a escola, através da análise das embalagens coletadas nas lixeiras em dois dias, constatou-se o alto consumo de alimentos ultraprocessados (bolachas doces e recheadas, sucos adoçados, salgadinhos, refrigerantes, entre outros), o que contribui para os resultados encontrados.

Diante disso, resolveu-se confeccionar um mural com as quantidades de açúcar, sal e gordura presentes nas embalagens encontradas, com o objetivo de conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre o consumo excessivo destes alimentos industrializados, e também sugerir opções mais saudáveis e caseiras para serem consumidas nos lanches. Também foi desenvolvida uma atividade sobre a semana da água para a 5ª série B, elaborou-se um folder para a creche sobre a limpeza e esterilização de mamadeiras e foi ministrada uma capacitação para as manipuladoras de alimentos sobre a correta higienização da área de produção e do refeitório da escola.

Além disso, também foi feita uma sessão de cinema com os alunos da 7ª série B, 8ª série A e B e 9ª série A e B, com o Documentário Muito Além do Peso, que trata sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo e suas consequências futuras, junto a esta atividade foi apresentado aos alunos os tipos de alimentos (in natura, processados e ultraprocessados) e quais deveriam prevalecer em sua alimentação, que seriam os alimentos in natura ou minimamente processados (frutas, legumes, verduras, grãos e leguminosas).

Além das atividades desenvolvidas na área da educação, também foram realizadas algumas na Secretaria da Saúde, como por exemplo, avaliação nutricional e atividades de educação nutricional em alguns grupos das ESFs apoiadas pelo NASF, acompanhamento de consultas e atendimentos individuais e visitas domiciliares.