Projeto Soletrando

A Escola deixou de ser um local onde as crianças e jovens vão aprender apenas conteúdos curriculares. Cada vez mais é lá que elas têm oportunidade de aprender muito sobre si mesmo, seus sentimentos, emoções e suas relações com as coisas do mundo e a escrita. Neste contexto, na manhã de hoje (05/07) foi realizado a 1ª Fase do Projeto Soletrando 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink, no qual os alunos das séries finais participaram. A língua portuguesa é cheia de regras, e precisa muito estudo e prática para memorizá-las. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que os alunos escrevam melhor. As dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas não nos fazem perder tempo. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom hábito da leitura. Com incentivo ao raciocínio e estímulo a criatividade, aumenta a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso é preciso escrever corretamente. De uma forma descontraída e competitiva os alunos aprendem brincando. Cada aluno sorteou uma palavra e teve o tempo de no máximo 1 minuto para soletrar corretamente, os classificados participarão da próxima fase, que será realizada no dia 12 de julho, no Auditório da Casa de Cultura.