Aula de Arte

O estudo das artes deve trazer ao dia- a dia dos jovens e crianças na escola muito mais do que apenas a produção de trabalhos de boa aparência estética. Pensando nisso as turmas de 9 ano da Escola Municipal Otalísio Hartemink desenvolveram no decorrer de quatro aulas uma ampla reflexão a respeito das temáticas envolvidas com relação a violência contra a mulher e suas lutas por igualdade e respeito social ao longo dos anos.

A partir do tema da violência contra a mulher, os alunos do nono ano sob a orientação do professor de artes Laerte Massirer, desenvolveram cenas sonoras de audiodescrição onde fora retratados momentos históricos de luta das mulher pela igualdade de gênero, bem como cenas de violência e assédio contra a mulher. O trabalho teve por objetivo despertar nos participantes e nos ouvintes a atenção para os sinais de violência contra a mulher que estão presentes nos nossos cotidianos e que por vezes não damos a devida importância.

O trabalho se desenvolveu em quatro etapas distintas. A primeira etapa consistiu na elaboração da pesquisa sobre o assunto e na elaboração do roteiro da cena, desenvolvimento de personagens, diálogos, narrações, e listagem de sons e trilhas sonoras.

A segunda etapa consistiu na captação dos áudios para posterior edição da cena sonora. Na terceira etapa os alunos desenvolveram a edição das cenas. E a última etapa culminou na apresentação dos trabalhos para as turmas do 8 ano. Nessa apresentação os alunos espectadores puderam ouvir atentamente os áudios reproduzidos e buscar no seu imaginário a construção das imagens da cena apenas com os elementos sonoros presentes. Em seguida os autores explicaram como se deu o processo de criação do roteiro e da construção das suas histórias. Por fim, munidos de novas informações os ouvintes tiveram novamente a experencia de ouvir os áudios e comparar com a sua própria ideia inicial, o que acabou gerando um processo onde a obra de arte só atinge seu objetivo através da interação com o público espectador.