REVIVENDO O PASSADO

A Escola Municipal de Ens. Fundamental Professor Otalísio Hartemink sempre preocupada com a aprendizagem de seus alunos juntamente com as Professoras das 3ª séries A e B Maria e Michele desenvolveram um trabalho voltado ao passado.

O passado que deve impulsionar a dinâmica do ensino aprendizagem no Ensino Fundamental é aquele que dialoga com o tempo atual. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

Diante dessa premissa, foi convidada a Professora aposentada Rosane Freddo para compartilhar um pouco do seu conhecimento sobre a História de Doutor Mauricio Cardoso e da sua vivência como educadora de uma das primeiras escolas chamada Brizoleta localizada no Porto Santo Antônio e hoje desativada que está localizada na sede em frente a Escola Municipal. Foram momentos importantes para a aprendizagem dos alunos que vai muito além da teoria, levando a pensar a história como um saber necessário para a formação de crianças e jovens na escola. Houve muitos questionamentos e curiosidades sobre a vida, costumes e a cultura que fazem parte da história do nosso município.