TRABALHANDO EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ESCOLA.

Na semana do dia 22 a 29 de maio de 2019 as turmas das séries finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink trabalharam o tema “Educação Financeira”, sendo que no dia 22 de maio os alunos tiveram uma palestra na Casa de Cultura com as funcionárias Carolina e Priscila da Agência Sicredi de Doutor Mauricio Cardoso. Após foram realizadas atividades em sala de aula sobre o conceito da educação fiscal parte do princípio de que, além de ensinar matemática, ciências, português e outras disciplinas, é dever dos governos preparar os alunos para conhecer a estrutura e o funcionamento do Estado, explicando como os tributos são arrecadados e gastos.

A educação fiscal passa pelos pilares da responsabilidade, da honestidade e da transparência no uso do dinheiro público. O primeiro passo é conscientizar os alunos de que os valores arrecadados por meio de tributos são de todos os contribuintes e, por isso, devem ser tratados com o máximo zelo. Para alcançar esse objetivo, nossa escola percebeu a importância de oferecer, aos alunos, ferramentas para que coloquem em prática os ensinamentos a partir da própria forma de lidar com dinheiro na vida real.

O conhecimento é fundamental para valorizar o uso dos recursos públicos, além de preparar as novas gerações para identificar e evitar casos de sonegação fiscal, vandalismo, corrupção, venda de votos e pirataria, por exemplo.