FESTA JUNINA NA ESCOLA

No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “ Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. Sabemos que, daquilo que tipifica tais festas, como trajes específicos, comidas e bebidas, fogueiras, fogos de artifício, ,há também a associação com santos católicos, notadamente: São João, Santo Antônio e São Pedro.

Os pesquisadores especializados em festividades e rituais costumam apontar as origens das festas juninas nos rituais dos antigos povos germânicos e romanos. Esses rituais implicavam o acendimento de fogueiras e de balões, entre outros modos de comemorações, como danças e cânticos. A religiosidade popular absorveu de forma profunda essa mistura das festividades pagãs com a doutrina cristã. Com a colonização do Brasil pelos portugueses a partir do século XVI, as festividades juninas aqui foram se estabelecendo, sem maiores dificuldades, e ganhando um feitio próprio.

Como no Brasil todo se comemora esta data a nossa escola também se insere fazendo a sua tradicional festa junina aonde que teve muita dança, versos, casamento caipira, música, e muitos quitutes juninos.

O evento foi um sucesso!!!!